Essa semana, resolvi listar aqui alguns motivos que acredito serem válidos para você considerar criar um blog, caso ainda não tenha um, ou até mesmo tirar a poeira daquele seu blog que está sem atualização. Achei o tema interessante para a segunda #SEXTADOBLOG, pois mesmo a gente escutando que os blogs estão morrendo, eu ainda acredito na força deles e quero dividir com vocês por que.
Photo by Sincerely Media on Unsplash |
#1 Escrever é libertador.
Independente do assunto, independente da técnica. Escrever é muito gostoso e te abre um leque de possibilidades, é terapêutico e mesmo quando você não está escrevendo sobre você, te ajuda a trabalhar suas questões pessoais. Escrever te permite se conhecer, se aperfeiçoar, ajuda com a sua criatividade e também é divertido. Eu poderia passar horas falando sobre o quanto escrever é algo incrível, mas acredito que com esse parágrafo já dá pra ter uma idéia.
#2 Você pode falar de qualquer assunto.
O seu blog pode ter um nicho específico ou não (como é o caso do Inventando Assunto). Blogs são versáteis, você pode ter um blog para falar de literatura, de moda, de cinema, de culinária, videogames, artesanato, ou de tudo isso misturado. É um espaço onde você pode escrever sobre assuntos de seu interesse. É possível separar seus assuntos por categorias... O blog te permite organizar suas idéias da forma que você achar melhor!
#3 Dá pra fazer amigos!
Eu já falei aqui várias vezes que meus blogs me deram amigas. Uma dessas amigas está participando da #SEXTADOBLOG, outra amiga me deu uma afilhada. A troca que ocorre entre você e seus leitores, mesmo se não forem tantos leitores assim, é muito boa. Conhecer outros blogs também aumenta seu repertório, cria conexões, te apresenta coisas novas. É muito divertido. É possível conhecer outros blogs que falem sobre o mesmo assunto que o seu, trocar conhecimentos... Infinitas possibilidades!
#4 Você não precisa ser extrovertido.
Se você é tímido, mas quer criar conteúdo na internet, o blog é um canal que te ajuda bastante a destravar, porque não envolve câmeras e nem microfones. A não ser que você queira compartilhar coisas pessoais, não há essa ligação obrigatória do seu conteúdo com a sua vida pessoal. A gente até gosta de saber quem está por trás do conteúdo que está lendo no blog, mas é possível usar até codinomes para preservar sua identidade, caso você prefira!
#5 O investimento para começar não precisa ser alto
Existem plataformas gratuítas para hospedagem do seu blog, hoje, o blogger, apresenta temas bem bonitos, dá pra escrever do celular, do computador, do tablet... Caso você não seja muito bom em fotografia é possível buscar imagens de uso livre, existem muitos aplicativos e programas gratuítos para edição. E como disse a Ane, do Profano Feminino, existem blogs que dão muitas dicas para quem quer um blog. Com o tempo, você pode querer profissionalizar seu blog, investir mais dinheiro, mas para começar, você precisa de um dispositivo para acessar a plataforma e da vontade de mostrar seu conteúdo para a internet.
O que mais vocês acrescentariam nessa lista? Me contem nos comentários.
Adriel Christian - Não me Venha com DesculpaAyumi Teruya - PandinandoLuly Lage - Sweet LulyFernanda Rodrigues - Algumas ObservaçõesFernanda N - ConfabulandoCarol Justo - Justo EuCamila - Camila por AiAne Venâncio - Profano FemininoThami Sgalbieiro - Like ParadiseMariana Velloso - To Pronta!
oii!
ResponderExcluirai, aline! seu post ficou perfeito!!!
eu ainda vejo só vantagens de ter um blog, pq a partir do momento em q não fizer sentido blogar, serei o primeiro a abandonar o barcado. mas, cá pra nós, acho q isso nunca vai acontecer.
criar coisas pro blog é algo q empolga demais, desde quebrar cabeça com códigos até responder um comentário. de todos os itens da sua lista, creio que fazer amizades é o mais legal daqui. a gnt se conecta com gnt de todos os lugares do mundo. <3
bjs!
Não me venha com desculpas - Adriel Christian
Oi, Line!
ResponderExcluirOs três primeiros motivos são o que mais me motivam! Inclusive, olha a gente aqui! <3
Um beijo,
Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
Algumas Observações
Projeto Escrita Criativa
Adorei a postagem! Me motivou a continuar/investir no meu (que acabei de criar, no último dia 31). =D
ResponderExcluirAi eu ameeeeeeei! Confesso que o motivo 4 é meu maior motivador. Já tentei muito gravar vídeos mas ainda sou muito travada para falar com a câmera, ainda quero desenvolver isso, porém, enquanto isso não acontece eu fico aqui escrevendo de boas no meu computadorzinho.
ResponderExcluirO blog é uma verdadeira paixão pra mim, acho que todo mundo que mantém um blog é o mesmo 💖
Beijosssss,
Carol Justo | Justo Eu
Concordo com todos os itens que você listou no post. Mas se eu tivesse que escolher apenas 1, eu escolheria o primeiro principalmente para quem é introvertido, os os demais acabam sendo uma consequência!
ResponderExcluirBlog Profano Feminino
Assim como o Adriel, só vejo vantagens em ter um blog hoje em dia. É o nosso cantinho no mundo que podemos compartilhar com todos aqueles que quiserem conhecer um pouco mais da gente.
ResponderExcluirAdorei o post, a verdade é que os blogs unem as pessoas ♥
Beijos!
www.pandinando.com
Treinar a escrita é fundamental, ter a liberdade de fazer o seu nicho e falar do que você quiser é libertador, não é de hoje que conhecemos pessoas da internet e blog é um excelente lugar para fazermos amizades, investimento pode começar com os incriveis ZERO REAIS, o mais importante não precisa ser a pessoa extrovertida.
ResponderExcluirAmei o post!
https://cinthyaraujo.com/
Eu amo escrever! Mesmo que vá algumas palavras erradas, um português meio louco, eu amo, hahaha! Porque as vezes a gente só consegue colocar em palavras o que estamos realmente sentindo. Ainda mais pra mim, que é super difícil expor meus sentimentos em voz alta, a escrita me ajuda a botar pra fora mesmo sem precisar usar a voz e é, como você disse, terapêutico. (Inclusive aposto que esse comentários vai ser um textão, porque eu não tenho limites, desculpa). SIM! Falar sobre qualquer assunto que a gente gosta é muito bom, porque essa liberdade as vezes falta no dia a dia né? Quando comecei com os blogs (a anoooos atrás) nunca imaginei que faria tanta amizade legal e eu adoro esse "benefício" que o blog me trouxe, haha! Eu tenho uma amiga da blogosfera que usava um codinome no blog dela e só depois de muitos anos é que revelou a real identidade dela, mas ela sempre deixou claro no blog que era um codinome justamente pra privar a identidade real, porém tudo o que ela escrevia é a personalidade dela mesmo. Ela tinha "revelado" a identidade dela pra mim no Facebook depois de uns anos, aí em 2017 conheci ela pessoalmente aqui no Rio e foi muito legal! É super barato ter um blog, as vezes custa 0,00 mesmo. Eu comecei no Blogger, só hoje que pago hospedagem e domínio, mas os anos que fiquei no Blogger foram maravilhosos e não tenho do que reclamar. Só mudei pra WordPress por querer dar uma cara mais profissional pro meu blog e também experimentar a plataforma, mas se começar a ficar muito caro pra mim, o Blogger sempre vai ser minha casinha ♥ Enfim, adorei o post!
ResponderExcluirBeijos!
www.likeparadise.com.br
ai é bem por ai mesmo. ter blog é bom demais ♥
ResponderExcluir